Actores Perigosos
- CyberNoob
- Sep 20, 2020
- 2 min read
CyberNoob On!
Olá comunidade! Como estamos? Tudo de boa saúde?! Voltámos para a nossa aulinha habitual... espero que tenha tudo chegado a horas. Mas não se preocupem que aqui não há faltas de atraso.
Vamos então à matéria desta semana? Tendo em conta que já falámos de malwares, de passwords e até quais os computadores que mais nos protegem, entre outros... Falta-nos um assunto que está implícito em todos os temas e não abordámos, os Hackers.
Presumo que, para o conhecimento geral, um Hacker é aquela pessoa que anda a criar os malwares e a atacar toda a gente, mas não é bem assim. Ora, começo por dizer que temos "Hackers bons" e "Hackers maus".
Na verdade temos 3 tipos de Hackers, os Chapéus pretos ou Black Hat, Chapéus brancos ou White Hat e os Chapéus Cinzentos ou Grey Hat.
Falemos primeiro dos "maus da fita". Os Black Hats, estes são aqueles que atacam tudo o que podem para lhes trazer lucro. Têm como objectivo prejudicar o máximo possível empresas ou mesmo pessoas individuais, de maneira a que se sintam tentadas a pagar certas quantias para poderem recuperar aquilo que perderam. Isto pode ser desde o roubo de dados até ao controlo dos computadores.
De seguida, temos os que "nem são carne nem são peixe", os Grey Hats. Isto porque fazem uma ilegalidade com intuito de ajudar. Ou seja, estes usam os seus conhecimentos para atacarem sistemas, sem autorização, mas sem o intuito de roubar dados ou prejudicar terceiros. Podemos dizer que são uns "caçadores de dados" em que objectivo final é avisar ou trazer ao de cima as vulnerabilidades existentes em sistemas ou websites. Este é o grupo com maior número de pessoas nos dias de hoje.
Por último, vamos aos "bons da fita", os White Hats. Motivados pela vontade de ajudar e tornar os sistemas e web-sites mais seguros, eles são os meninos de ouro dos hackers, com uma diferença, tudo é feito legalmente. Por este motivo, também são chamados de Ethical Hackers ou, para a malta não bilíngue, hackers éticos.
Neste último grupo temos uma separação em 3 grupos mas para não vos chatear com muitos detalhes vou só mencionar um dos tipos, os Red Hats ou chapéus Vermelhos. Os Red Hats têm o mesmo objectivo de defender mas com uma nuance, contra-atacarem quem os está atacar.

Apesar de existirem vários sub-tipos dentro destes 3 apresentados, falar deles seria demasiado pormenor técnico. Por isso espero que, sempre que falarem em Hackers, não incluam tudo no mesmo saco. Dentro do mau há muita coisa boa!
Bem e esta semana tivemos um assunto mais curto e sem necessidade de saber a opinião dos peritos.
Com isto me despeço e mando um, até para semana!
CyberNoob a colocar um chapéu e a activar o sleep mode... por agora.
Comments