CyberNoob On!
Voltámos e desta vez fui eu que me atrasei... Eu percebo, não há desculpa mas aqui o Noob teve que tirar uns dias para expandir um pouco mais o conhecimento. Não pensem que eu fico aqui a dar o sermão aos peixes e não estudo, a maior parte da vida de um profissional de Cibersegurança é passada a estudar.
Mas não é para vos contar a minha vida que aqui estou, estamos aqui, como sempre, para ir ao nosso tema semanal. Desta vez, pensei numa coisa muito básica no mundo da Cibersegurança. Este é com base em um dos 3 princípios da Cibersegurança e que muitos profissionais da área tentam manter, Disponibilidade ou Availability. Esta é conseguida com uma coisa tão básica, que todos vocês já devem fazer (se não fazem, vão passar a fazer), os Backups.
Pois é, desta vez não falamos nem de ataques, nem maneiras de os prevenir, mas sim como tentar fazer com que, em caso de ataque, os dados que contemos nos computadores não fiquem perdidos para sempre.
Ora o que são backups? Penso que todos vocês o devem saber mas nada impede de recordar. Backup é o acto de guardar os nossos dados em algum aparelho ou sistema de armazenamento. Este pode ser feito ao conteúdo existente no computador ou mesmo através de uma copia virtual de como ele se encontra (sistema operativo, aplicações, documentos, etc.).
Hoje em dia temos várias maneiras de fazermos backup, desde a famosa cloud, a dispositivos de armazenamento (USB, Discos externos, etc.). A ideia de utilizarmos estas ferramentas é conseguirmos recuperar sempre a nossa informação e o ataque tornar-se apenas uma chatice porque ficamos sem computador.
Se bem se recordam, um dos malwares e possíveis ataques existentes é o Ransomware, o qual consiste nos hackers inibirem o acesso ao computador. É mau, não é? Mas como se já não fosse mau o suficiente não acedermos aos nossos dados, estes ainda nos pedem um resgate por esta informação. Ou seja, se tivermos os nossos documentos, fotografias, musicas, etc guardados, seja numa cloud ou num dispositivo de armazenamento, esta "chatice" não se torna tão grande, isto porque, os atacantes só ganham vantagem devido ao valor que a nossa informação tem para nós, sejamos empresas ou pessoas singulares e se lhes tirarmos deixam de a ter.
Bem, esta semana deixo-vos com um tema mais simples e directo, para não estar constantemente a ser maçador no assunto. Mas já sabem, toca a guardar a vossa informação em algum lugar seguro!
Até ao próximo post e protejam-se ciberneticamente e de saúde também!
CyberNoob a guardar todos os nossos posts e a activar sleep mode... Por agora.
Comments