CyberNoob On!
Ainda não foi desta que desistimos, afinal ainda temos alguns temas para falar... depois de acabarem logo veremos o que fazemos (talvez reforma). Estou a brincar, aqui o Noob não retira proveitos monetários apenas a satisfação de passar conhecimento. Bem, mas falando de coisas mais sérias, como estamos? Espero que tudo óptimo!
Esta semana, trouxe um tema que não se aplica a toda a gente mas que é sempre bom todos sabermos. O tema desta semana é, nada mais nada menos que Extensões.
Antes de irmos ao porquê disto ter a ver com CiberSegurança, quais os problemas e tudo mais, vou explicar o porquê de não se aplicar a todas as pessoas e é tão simples como, nem todos usam extensões e alguns não sabem o que são.
Comecemos pelo mais simples, Extensões são pequenos programas que melhoram a experiência dos utilizadores com os browsers. Quando falamos de melhoria, pode ser algo como uma aplicação para gravar o site que estamos a ver para fazer citações num documento ou até bloqueio de anúncios nos sites que visitamos.
Apesar das extensões ampliarem a funcionalidade de certas aplicações, todas estas melhorias podem também ser a nossa desgraça. O que nós não sabemos destas aplicações é que, muitas delas, capturam e gravam tudo o que fazemos online, desde passwords, ao histórico de sites que visitamos e até mesmo de onde é que o visitámos. De referir também que alguns browsers mais modernos fazem actualizações automáticas nestas extensões, ou seja, ao contrário do habitual em que os updates são bons, neste caso, como são aplicações muitas vezes criadas por empresas não tão conhecidas, não sabemos se esse update nos traz maior segurança ou se por acaso abriu uma porta.
Penso que será escusado recordar que, visto as extensões serem aplicações, estas podem ser alteradas e até estarem disfarçadas com código maligno. Ora é aqui que a nossa segurança é comprometida, muitas destas extensões gravam os dados para algum lado, seja para o nosso computador ou um servidor. Estes dados gravados, muitas vezes não estão encriptados e se alguém aceder aos mesmos, conseguirão ter acesso aos nossos dados pessoais.
Ou seja, podemos dizer que privacidade é practicamente nula, mas temos uma melhoria de utilização de experiência e de ajuda em certos processos... e esta melhoria, será que vale mesmo a pena?
Agora, para variar, vamos tentar perceber como nos podemos proteger. Infelizmente, no caso das Extensões, os nosso anti-vírus nada podem fazer contra elas. Penso que para isto a resposta é rápida e simples... não instalem Extensões. Se tiver mesmo de ser, instalem apenas o necessário mas tentem sempre informar-se sobre essa Extensão. Uma simples pesquisa na net e deverão ter mil resultados. Uma outra maneira de se protegerem é tentarem instalar sempre extensões de marcas conhecidas, ou até instalarem de webstores credíveis. Estas webstores poderão ser de um dos 4 browsers que nós conhecemos e usamos. Por último, ao instalarem, verificarem que tipos de permissões a Extensão pede. Por exemplo, imaginem que têm uma extensão para guardar links mas pede permissão à vossa câmera e àquilo que escrevem, isto não parece ser muito normal, pois para gravar um site não precisam da nossa câmera nem de gravar o que escrevemos.
Bem, penso que por esta semana já expus o meu caso e vocês mestres da CiberSegurança, que mais têm a acrescentar? Falei bem ou falto algo?
Com isto me despeço, vemo-nos na próxima semana para mais um tema!
CyberNoob a desinstalar as Extensões e a activar o sleep mode... por agora.
Comments