Ser... Saber... Possuir...
- CyberNoob
- Aug 16, 2020
- 2 min read
CyberNoob On!
Olha só quem voltou?! Pois é, cá estamos para mais uma voltinha mais uma viagem... mas aqui, senhoras, crianças, velhos, novos, todos são bem vindos a entrar! Ah e esqueci de dizer que ninguém paga!
Mas voltemos ao motivo pela qual nos juntamos aqui todas as semanas, o nosso tema. Desta vez, tendo em conta que já falámos sobre passwords e contas, porque não tornar a segurança destas um pouco melhor? Para ajudar nesta tarefa, trago-vos o tema: Multi Factor Authentication.
Vamos lá tentar perceber o que significa este termo todo pomposo. Também chamado de "Two factor authentication", ou para os não bilingues "Segundo Factor de Autenticação", é nada mais nada menos que, algo para nos ajudar a ter as nossas contas mais seguras.
Isto processa-se tudo da seguinte forma, o Two Factor Authentication é um método para auxiliar as pessoas a identificarem a sua identidade. Este conceito foi criado com base em 3 premissas: algo que nós somos, algo que nós sabemos e algo que nós possuímos. Destes três, seleccionamos um deles para ser o nosso segundo factor de autenticação.
Para os mais distraídos, nós já temos este método em muitas coisas no nosso dia a dia. Pensem assim, como é que vocês entram nas vossas contas bancárias online? Alguns têm um cartão que, ao colocarem a password, pede para colocarem algumas letras ou números em certas posições, ou então ao entrarem recebem um código no vosso telemóvel para verificar a vossa entrada. Ah e não nos esqueçamos das nossas impressões digitais ou a leitura facial.
Se repararam, acabei de dar 2 exemplos em que, nos dois casos, são com base em algo que nós sabemos, que é o nosso pin, e algo que nós possuímos, o cartão de verificação ou o telemóvel onde recebemos o tal código de confirmação. No caso da impressão digital e leitura facial, nós chamamos de dados biométricos, ou seja, algo que nós somos.
Contudo nem tudo o que usamos hoje em dia tem esta segurança, mas podemos activar se pesquisarmos. Para quem não sabe é possível activar esta funcionalidade em aplicações como o Linkedin, Instagram, Facebook e até no vosso email da Google. Mas para vos ajudar eu vou mostrar-vos onde está localizada esta opção:



Se forem às definições das vossas contas, têm configurações que permitem activar esta funcionalidade. Após as activarem, podem usar uma app de autenticação/verificação como "Microsoft Authenticator" que está disponível para qualquer sistema operativo (iOS e Android). Estas apps geram códigos de 30 em 30 segundos para poderem entrar nas contas.
Bem e penso que com toda esta informação de hoje, tornámos as nossas contas ainda mais seguras. Por isso, agora não há desculpas para contas apanhadas por outras pessoas, pois mesmo que nos apanhem a password fica a faltar algo mais para poderem aceder.
E antes de me despedir, como vem sendo hábito, tenho que perguntar aos peritos da área a opinião deles sobre o tema. Que acham? Falei bem? Faltou algo? Somos todos ouvidos para aprender mais.
Até à próxima semana!
CyberNoob a activar o factor: "algo que apenas eu sei" e o sleep mode...por agora
Comments