Viroses Cibernéticas
- CyberNoob
- Sep 6, 2020
- 3 min read
CyberNoob On!
Parece que mais uma vez voltei para pagar as minhas dívidas ou, neste caso, promessas. Ah, mas antes de tudo... Como estamos desse lado do ecrã? Espero que óptimos!
Se bem me recordo do que disse na semana passada, esta semana o nosso tema é Malware.
Vamos então entender o que é o Malware ou, muitas das vezes, chamado de "Vírus". Na verdade, o vírus é um tipo de Malware. Mas não vamos fugir já ao que interessa, o Malware é nada mais que código malicioso. Este aparece em forma de software ou, para não confundir tanto, vamos chamar-lhe um "programa malicioso" desenvolvido com intenção de causar dano. Os danos em si podem ir desde a exposição de dados ou até à impossibilidade de acesso aos computadores.
Isto seria tudo muito simples de explicar se só existisse um tipo de Malware, mas não. Existem vários tipos! Não vos vou chatear com todos os tipos que existem, que são mais ou menos 12, mas sim apenas sintetizar os mais importantes ou mais comuns de aparecer.
Por isso os Malwares de que vamos falar são: Vírus, Worms, Trojan Horses e Ransomware.
O primeiro que vamos falar, é o nosso famoso Vírus. Ora tal como os vírus que nós apanhamos, um vírus de computador tem uma simples característica que é a de se espalhar ou reproduzir-se por todo o sistema. Contudo, este vírus só é activo quando abrimos o/os ficheiro/s que estão contaminados, ou seja, é como um hospedeiro em certas partes do sistema operativo.
De seguida, temos um tipo de Malware não tão falado, que são os Worms (minhocas para os menos bilíngues). Para os que não sabem, uma pequena curiosidade: este tipo de Malware é o que existe há mais tempo. Os Worms actuam de uma maneira diferente dos habituais malwares, eles não têm um ficheiro ou algo em específico no computador para infectar. Os ficheiros que os Worms normalmente infectam são os necessários ao nosso sistema operativo para funcionar. Após infectarem, eles "comem" o ficheiro até ser eliminado e passam ao próximo.
Passemos então ao nosso Trojan Horse ou o Cavalo de Tróia para a malta mais local. Associado à história da Grécia antiga onde foi oferecido um cavalo de madeira aos Troianos, em que lá dentro estavam soldados gregos para atacarem a cidade. Este funciona como um portador de "más" notícias ou, neste caso, de código malicioso. O Trojan Horse mascara-se de programa legítimo e ao ser aberto fornece uma porta de acesso aos hackers. De todos os programas maliciosos pode ser considerado como o mais perigoso, pois permite acesso a informação tanto do computador (IP, Passwords), como de dados que circulam ao navegarmos na internet.
Para terminar, mas sem dúvida, o mais famoso nos dias de hoje... Ransomware. O Ransomware é um Malware que, quando infecta um computador, impossibilita o acesso ao mesmo ou até bloqueia certos ficheiros mais confidenciais. A única maneira de tentar voltar a ter acesso é pagando uma quantia de resgate aos hackers, normalmente em bitcoins, de maneira a eles darem o código de desbloqueio de todo o sistema. Os computadores afectados com Ransomware são infectados, usualmente, através de phishing.
Qualquer um dos tipos de Malwares aqui presentes, podem infectar os nossos computadores através de: downloads de ficheiros da internet de websites supostamente fiáveis, ficheiros recebidos de fontes desconhecidas ou até downloads automáticos (sem que nós queiramos) de certos websites.
Agora que já falamos dos tipos de Malware mais conhecidos, vamos falar de protecção. Para qualquer um deles, excepto o Ransomware a melhor defesa é um anti-vírus. Contudo, os Malwares do género do Ransomware nada como o conhecimento de causa sobre o assunto assim como os cuidados nos nossos e-mails, a nossa navegação na internet ou até as nossas passwords bem protegidas (assuntos já falado, mas para quem quiser recordar - Passwords, Phisihing).
Bem, com isto me despeço, na esperança de que tenham ficado com uma melhor noção dos perigos que por aí andam.
Até à próxima semana!
CyberNoob a matar a virose e a activar o sleep mode... por agora.
P.S: Deixo-vos aqui mais uma vez uns vídeos a explicar estes Malwares, um do Centro Nacional de Cibersegurança e outro da DELL.
Komentarze